Seguidores

Os Nossos Guardiões

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

CULTO DO EVANGELHO NO LAR

Espaço Consciência Pura
Edição de Cris Henriques

"Quando se abrem as portas de um templo espírita ou de um santuário doméstico, dedicado ao Culto do Evangelho, uma luz divina acende-se nas trevas da ignorância humana e através dos raios benfazejos desse astro de fraternidade e conhecimento, que brilha para o bem da comunidade, os homens que dele se avizinham, ainda que não desejem, caminham, sem perceber, para uma vida melhor."

PROCEDIMENTOS:
 
  • Escolher um dia da semana e uma hora a que, habitualmente, a maioria dos membros do agregado familiar, interessados, possam estar presentes;
  • A coordenação do  Culto do Evangelho no Lar caberá a um dos cônjuges, de preferência ao que tiver melhores conhecimentos doutrinários;
  • Os temas devem ser analisados por todos os participantes, sem que se produzam constrangimentos para esse efeito;
  • Deve procurar criar-se um ambiente amistoso e de respeito - vamos partilhar os nossos estudos e preocupações com os enviados de Jesus para a tarefa de socorro ao nosso Lar;
  • Gerar um ambiente confortável para que todos possam dialogar harmoniosamente;
  • Para efeito de fluidificação - magnético-espiritual, colocar uma vasilha com água, que os benfeitores espirituais presentes tratarão de modo a impregná-la com os fluidos adequados ao auxílio a todos os presentes.
 
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:
 
  1. LEITURA INICIAL
  2. PRECE INICIAL
  3. ESTUDO DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
  4. PRECE DE AGRADECIMENTO
  5. RECOMENDAÇÕES
 
 
  1. Leitura Inicial - A leitura inicial visa preparar o ambiente e, simultaneamente, fazer convergir a atenção de todos para um ponto comum. Essa leitura, selecionada aleatoriamente, tem um conteúdo oportuno para a reflexão familiar, ou, pelo menos, para algum dos seus membros em particular. A leitura poderá, ou não, ser seguida de comentário, conforme tenha sido previamente acordado. Aconselham-se os trechos dos livros - "Fonte Viva"; "Vinha de Luz"; "Pão Nosso" e "Caminho Verdade e Vida" - estes livros resultam da psicografia de Chico Xavier e são da autoria de Emmanuel.
  2. Prece Inicial - O início do Culto do Evangelho no Lar faz-se com uma prece proferida por um dos participantes designado pelo coordenador. A prece deverá ser simples, sincera, proferida em tom claro e audível para todos e, de tal preferência, espontânea. Na pode pedir-se o amparo de Deus para o lar, para todos os presentes, seus parentes e amigos, nesta e na outra vida. A prece, além de ligar o ser humano à espiritualidade, traduz respeito pelo momento de estudo e pela presença atenta e generosa dos protectores espirituais do grupo e do lar.
  3. Estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo - Aconselha-se a leitura da(s) obra(s) da codificação, particularmente de "O Evangelho Segundo O Espiritismo". O estudo poderá ser efectuado, em pequenas partes e sequencialmente, ou, então, por abertura aleatória do trecho selecionado.
  4. Prece de agradecimento - Encerra-se o trabalho agradecendo a presença dos amigos e benfeitores espirituais; pedindo-se a fluidificação da água (que será tomada no final); pedir-se-á o auxílio para os problemas que afectam o núcleo familiar, o país e o mundo.
  5. Recomendações
 
  1. O tempo da reunião deverá ser de 15 a 30 minutos.
  2. Em caso algum, nas referências para estudo afrontar ou confrontar qualquer dos membros do agregado familiar - é um espaço para que cada um possa aprofundar o conhecimento doutrinário e pessoal.
  3. Caso participem crianças, deverão utilizar-se, como material de estudo, livros mais simples, visando melhor compreensão e participação da criança. Entre outros aconselha-se o livro "Jesus no Lar" da autoria de Neio Lúcio e psicografia de Chico Xavier.
  4. Não deverão ser permitidas manifestações espirituais - mediúnicas.
  5. A presença de "visitas inesperadas não deve ser justificação para a não realização do trabalho. Poderão, pelo contrário, ser convidadas a participar como assistentes.
  6. O dia e o horário pré-estabelecidos devem ser respeitados. Caso surjam factos que impeçam, de modo permanente, a manutenção do trabalho nos termos programados inicialmente, deverá ser escolhida outra programação e pedida permissão ao grupo espiritual que coordena esta actividade.
  7. Se, circunstâncias da vida impedirem o grupo de estar reunido no lar no dia e hora previamente estabelecidos, poderão, mantendo o dia e o horário, fazê-lo onde se encontrarem, pensando no respectivo lar.
  8. Caso um dos elementos, por razões diversas, se encontrar ausente, no dia e hora estabelecidos, poderá recolher-se, pelo tempo possível, e, através da prece, sintonizar com o trabalho e o grupo familiar que se encontra reunido no lar.
  9. Não deverá ninguém ser constrangido a participar do culto, embora seja do interesse de todos que tal aconteça, nem isso deverá servir de desculpa para aquele(s) que estão nesse lar, deixarem de realizar a tarefa ainda que sozinhos - o que só acontecerá no que respeita ao plano da vida material.
 
 
Autoria:
Núcleo Cultural Espírita Luz e Caridade do Barreiro

3 comentários:

  1. Quando nos abrimos para o grande amor cósmico, percebemos que somos maiores que o tempo...que Deus é tudo o q existe...então vivenciamos a glória maior de descobrir que somos parte desse tudo criado por nós e para nós.

    Abs

    Ghost e Bindi

    ResponderEliminar
  2. Excelente articulo, para mi es todo un descubrimiento leer tus entradas!
    Buena recomendación, abrazos miles!

    ResponderEliminar
  3. Olá querido, você perguntou na minha postagem ESPAÇO ABERTO se era uma "Blogagem Coletiva". No meu blog, não tenho BC pois muitas pessoas não gostam e eu também não participo de BC. Gosto de comentar. E assim é lá na minha sala...Seja sempre bem vindo por lá!

    Abraços

    ResponderEliminar

Se gosta do conteúdo do nosso blog, sinta-se à vontade para deixar o seu comentário.

Obrigada.

Abraços de Luz,

Espaço Consciência Pura

Administradoras: Idália Henriques e Cris Henriques :)

ShareThis