4.
Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?
“Num axioma que aplicais às
vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é
obra do homem e a vossa razão responderá.”
Allan
Kardec (Comentário) ─ Para
crer-se em Deus, basta se lance o olhar sobre as obras da Criação. O Universo existe,
logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem
uma causa e avançar que o nada pôde fazer alguma coisa.
5.
Que dedução se pode tirar do sentimento instintivo, que todos os homens trazem em
si, da existência de Deus?
“A de que Deus existe; pois,
donde lhes viria esse sentimento, se não tivesse uma base? É ainda uma
conseqüência do princípio ─ não há efeito sem causa.”
6.
O sentimento íntimo que temos da existência de Deus não poderia ser fruto da educação,
resultado de ideias adquiridas?
“Se assim fosse, por que
existiria nos vossos selvagens esse sentimento?”
Allan
Kardec (Comentário) ─ Se o sentimento da existência de um ser
supremo fosse tão-somente produto de um ensino, não seria universal e não
existiria senão nos que houvessem podido receber esse ensino, conforme se dá
com as noções científicas.
7.
Poder-se-ia achar nas propriedades íntimas da matéria a causa primária da formação
das coisas?
“Mas, então, qual seria a causa
dessas propriedades? É indispensável sempre uma causa primária.”
Allan
Kardec (Comentário) ─ Atribuir a formação primária das coisas às
propriedades íntimas da matéria seria tomar o efeito pela causa, porquanto
essas propriedades são, também elas, um efeito que há de ter uma causa.
8.
Que se deve pensar da opinião dos que atribuem a formação primária a uma combinação
fortuita da matéria, ou, por outra, ao acaso?
“Outro absurdo! Que homem de
bom-senso pode considerar o acaso um ser inteligente? E, demais, que é o acaso?
Nada.”
Allan
Kardec (Comentário) ─ A harmonia existente no mecanismo do Universo
patenteia combinações e desígnios determinados e, por isso mesmo, revela um
poder inteligente. Atribuir a formação primária ao acaso é insensatez, pois que
o acaso é cego e não pode produzir os efeitos que a inteligência produz. Um
acaso inteligente já não seria acaso.
9.
Em que é que, na causa primária, se revela uma inteligência suprema e superior a
todas as inteligências?
“Tendes um provérbio que diz:
Pela obra se reconhece o autor. Pois bem! Vede a obra e procurai o autor. O
orgulho é que gera a incredulidade. O homem orgulhoso nada admite acima de si.
Por isso é que ele se denomina a si mesmo de espírito forte. Pobre ser, que um
sopro de Deus pode abater!”
Allan
Kardec (Comentário) ─ Do poder de uma inteligência se julga pelas
obras. Não podendo nenhum ser humano criar o que a Natureza produz, a causa
primária é, conseguintemente, uma inteligência superior à Humanidade.
Quaisquer que sejam os
prodígios que a inteligência humana tenha operado, ela própria tem uma causa e,
quanto maior for o que opere, tanto maior há de ser a causa primária. Aquela
inteligência superior é que é a causa primária de todas as coisas, seja qual for
o nome que lhe dêem.
O Livro dos Espíritos
Allan Kardec
Parte 1ª - Capítulo I - De Deus
Oi Cris \o/
ResponderEliminarMuitas pessoas não param para contemplar a maravilhosa criação de Deus,e muito menos o glorificam por ela.
A perfeição da criação revela a grandeza do Criador!
De um grande abraço em sua mãe Idália e outro à vc :)
Olá vim agradecer a sua visita,e seu carinho em seguir meu blog.Volte sempre beijinhos.
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