Seguidores

Os Nossos Guardiões

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

ETERNA SAUDADE DE CRIS HENRIQUES 1/9/1975 - 14/7/2014




1/9/1975 - 14/7/2014
É com uma dor imensa no coração, que comunico a todos os amigos, que no dia 14/7, apagou-se uma luz que iluminava a minha vida. Cris Henriques, minha filha Dorinha como era chamada pelos mais íntimos, administradora deste blog e do blog
O Que o Meu Coração Diz , partiu para sempre. Sei que estará irradiando a sua luz noutro plano, iluminando aqueles que amava, mas isso não diminui a dor que sinto, o vazio que ela deixou na minha vida.
Para quem não conhecia bem a Cris, devo dizer que foi uma lutadora, uma guerreira, desde que nasceu até que partiu. Nasceu portadora de uma doença que se chama Atrofia Spinal Progressiva, do tipo 1. É suposto, quem tem esta doença, de tipo 1, não passar dos 2 anos de idade. Ela tinha 38 anos. A Cris sempre teve problemas graves de saúde, que fomos conseguindo ultrapassar um a um, com coragem e determinação. A Cris era completamente dependente, esteve toda a sua vida numa cadeira de rodas, e sem força muscular, a sua qualidade de vida foi-se deteriorando cada vez mais. Ainda assim, conseguiu concretizar alguns sonhos.
Fez um curso de inglês, por correspondência, pela impossibilidade de se deslocar de casa, e falava fluentemente essa língua. Fez um curso de Astrologia, que lhe permitiu ajudar muita gente que a procurava. Cada mapa astral que fez, foi mais um amigo que ganhou. Há dois anos, terminou o 12º Ano de Escolaridade, com excelente aproveitamento. Percebia imenso de computadores e informática, conhecimentos adquiridos apenas com pesquisa e ajuda de amigos virtuais. Escrevia poesia com um sentimento tão profundo, com um amor tão grande, como só ela sabia sentir. A edição de um livro de poesia, O QUE O MEU CORAÇÃO DIZ, foi mais um sonho concretizado. Escrevia com sentimento, com sinceridade e amor. Aquele amor, que lhe era inerente, ela era feita de amor e doçura. Até hoje, foi a única pessoa que conheci capaz de sentir amor incondicional, fosse por amigos, familiares ou o amor da sua vida. Quando amava, amava mesmo e o objeto do seu amor, não tinha defeitos, eram apenas pessoas diferentes umas das outras, que quando erram estão apenas a experienciar a vida, a aprender com os erros, e não nos compete a nós julga-los, como ela dizia, com toda a razão.
Era a única coisa que conseguia fazer sozinha, escrever no computador. Ainda assim tinha de ser ajudada para se posicionar, e escrevia apenas com dois dedos, que eram os únicos que tinham ainda alguma mobilidade.
Não obstante os problemas de saúde que a sua deficiência lhe causava, o que a levou, foi um carcinoma, que quando descoberto, já estava metastizado, levando-a em pouco mais de dois meses.
Não foi possível esconder dela o problema. Inteligente, rapidamente se apercebeu do que tinha. Confrontou o médico, queria saber. E soube. Depois do médico sair, ficou um pouco calada a pensar, depois disse-me:
_Mamã, não fiques triste, eu vou ficar bem. Todos temos que partir um dia, e eu fui feliz. Não pude fazer muitas coisas que as outras pessoas fazem, mas fui feliz assim, e muitas pessoas que podem fazer tudo, nunca são felizes. E digo-te mais, vou manter a minha alegria até ao fim.
E cumpriu. Poucas horas antes da partida, quando não lhe conseguia baixar a febre, que estava nos 41º, ao levá-la para as urgências, com o sentido de humor que a caracterizava, ainda disse uma piada que nos fez rir. Foi das últimas coisas que disse. A partir daí as dores intensificaram-se até que partiu.
Resta-me o consolo de saber que parou de sofrer. Resta-me o consolo de saber que dediquei a minha vida a ela, ao seu bem-estar, fiz sempre tudo por ela, desde que nasceu, até que partiu. Inclusivamente fui eu quem lhe cerrou os olhinhos doces, para sempre. Mas será que isso é consolo? E o vazio que ficou na minha vida? Vou ter que seguir o exemplo de coragem que ela deixou, e seguir em frente. Vou guardar para sempre as suas palavras de amor.- Mamã, amo-te muito, digo-te isto muitas vezes, mas preciso de dizer.
Eu sei, meu amor. Onde estiveres, continuo a sentir o teu amor, e continuo a dar-te o amor que te dei durante toda a tua vida.
O céu ganhou uma estrela, e eu, perdi a minha filha, a minha melhor amiga, confidente, sempre com compreensão e carinho aconselhando a mãe, tendo sempre uma palavra de encorajamento a dizer. Mas ganhei um anjo para me proteger.
Descansa em paz, meu amor, que Deus te ampare em seus braços.

Idália Henriques

10 comentários:

  1. Tenho certeza que Deus a recebeu em seus braços.

    Deus te de o consolo.
    Sinta-se abraçada por mim.

    Bjsss

    ResponderEliminar
  2. Que DEUS te ampare e te dê força para continuar, a força que ela te transmitia...e que d'ELE provinha. Abraço de luz

    ResponderEliminar
  3. Querida amiga e poetisa Idália!
    A Cris era também minha amiga. Muito especial. Meus pêsames.

    Beijos de luz.

    POETA CIGANO - 27/08/2014

    http://centelhaspoeticas.blogspot.com

    "Meus Sonhos e Devaneios Poéticos"

    ResponderEliminar
  4. Olá Idália.
    Soube hoje sobre a Cris e fiquei muito chocada, imagino sua dor e tenho a minha também, pois a Cris sempre foi e será uma amiga muito querida e especial a qual me sentia mesmo de longe e sem me conhecer pessoalmente, ficava imaginando se um dia isso seria possível. Bom... Tenho certeza que sim em outra oportunidade de vida. Tinha-a como uma querida amiga e é assim que vou senti-la sempre. Sinto ficar tanto tempo ausente.
    Seu desencarne aconteceu bem no dia do aniversario da minha filha mais velha fez 30 anos, ficará na memória.
    Não há o que escrever nesta hora, pois estou ainda em choque, mas sua dor será amenizada com o tempo e sempre iremos lembrar-nos de seu sorriso puro e radiante. Com certeza ela foi uma guerreira e sempre estará em nossos corações.
    Força amiga e que Deus esteja contigo.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga Verinha. Desculpa não ter respondido mais cedo, mas não tenho tido ânimo para voltar aqui. Mas hoje, encontrei um texto para um post para este blog, que eu tinha escrito de acordo com a Cris e não cheguei a publicar porque os acontecimentos se precipitaram, a doença dela, etc.
      Voltarei em breve.
      Beijinho muito grande e um abraço forte.

      Eliminar
  5. http://lossecretosdemaria-zgz.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Meus mais sinceros e profundos sentimentos pela passagem de sua filha. Certamente tens mais um Anjo consigo pela eternidade. Paz. Amor e Luz.

    ResponderEliminar
  7. Meus mais sinceros e profundos sentimentos pela passagem de sua filha. Certamente tens mais um Anjo consigo pela eternidade. Paz. Amor e Luz.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Se gosta do conteúdo do nosso blog, sinta-se à vontade para deixar o seu comentário.

Obrigada.

Abraços de Luz,

Espaço Consciência Pura

Administradoras: Idália Henriques e Cris Henriques :)

ShareThis