Imagem neste site: Clique Fácil
Por onde quer que vamos, existe todo o tipo de gostos e também de pessoas, e o facto de as pessoas não aceitarem nem respeitarem o seu semelhante, leva a um conceito: O Criticismo.
Ou será o criticismo um preconceito, em vez de um conceito?
Na minha opinião, o criticismo é nada mais, nada menos, um preconceito que foi inventado por pessoas um tanto ou quanto “verdes”. Neste caso, a cor verde para qualificar este tipo de pessoas, não é uma cor bonita e nem positiva, representa o verde da imaturidade, o verde da inveja, dos ciúmes, etc. Pois é, a cor verde também tem um lado negativo, tal como todas as outras cores: vermelho – raiva, preto – odio, azul – melancolia, amarelo – frustração, rosa – desilusão, etc.
Os críticos são verdes! Observem um crítico. Vejam como ele fala, acerca do que fala e vejam qual é o motivo daquela crítica, daquele apontar de dedo intimidador. Sim, porque eles apontam o dedo julgando tudo e todos.
Os críticos são pessoas sem capacidades criativas, mal-humoradas, rabugentas que avistam o mundo com lentes cinzentas, procurando defeitos nas pessoas, nos trabalhos que elas desempenham e também no seu aspecto físico, etc., ridicularizando-as de toda a maneira e feitio. Isto é triste. Eles são uns tristes, uns frustrados. Não conseguiram realizar os seus sonhos, por falta de determinação e de empenho. Baseiam-se então em teorias, às vezes inventadas provenientes da sua mente pequena e limitada, porque não passam de desilusões suas. Veem maldade em tudo. Cobiçam o que pertence aos outros, porque não sabem criar. Não têm imaginação e não têm originalidade. Acabam por desenvolver preconceitos em relação a outras pessoas, porque lhes falta a coragem, a determinação e a imaginação para criarem o que quer que seja. Ninguém os atura! Ninguém tem paciência para eles, devido ao seu ego inflado e prepotência! Muitas vezes, nem sabem realmente do que estão a falar. Estas pessoas tornam-se controladoras, autoritárias. Querem tudo à sua maneira.
No entanto, existem dois tipos de críticos: os destrutivos e os construtivos. Os críticos construtivos, são pessoas progressistas porque quando criticam é para ajudarem o próximo, na tentativa de o ajudar a melhorar. A pessoa aí, torna-se mais determinada, imaginativa e desenvolve a sua criatividade, porque esta está a ser bem estimulada. Este tipo de crítica é bom. A pessoa torna-se mais profunda e amadurece com a ajuda do crítico construtivo, que é visto como um professor, e torna-se numa pessoa aceite e respeitada.
Esta é a minha opinião acerca do criticismo e dos críticos. Não pretendo julgar ninguém, nem magoar, ou ferir seus sentimentos. Convido a todos a pensarem muito bem antes de fazerem toda e qualquer crítica. Analisem. Reflictam antes de falar. Pensem se vale realmente a pena fazer aquela crítica, se existirá muito concretamente um motivo válido e se não estarão apenas a desenvolver um forte sentimento de inveja, de destruição, ou de despeito.
Exponham a vossa opinião somente se esta for solicitada e se tiverem conhecimento prático, acerca do assunto. Uma opinião manifestada sem solicitação, pode prejudicar a outra pessoa e magoá-la profundamente.
Seja gentil, amável, flexível e ganhará longevidade, boa disposição e mais amizades. Nós somos seres magnéticos e ao vibrarmos energia, atraímos mais energia. Nós atraímos o que sentimos, o que pensamos e o que somos. Semelhante atrai semelhante, não se esqueça. Portanto, vive e deixe viver. Seja feliz!
Cris Henriques
Boa tarde
ResponderEliminarAs maiores felicidades para este novo projecto
Fique feliz
Olá querida amiga Cris e Idália.
ResponderEliminarPrimeiramente parabéns pelo novo projeto, o blog esta lindo e energias maravilhosas.
Gostei muito do post, belos conselhos.
Como não sabemos o que se passa realmente no coração do outro devemos cuidar com nossas palavras, mesmo quando fazer uma critica construtiva.
Um lindo domingo.
Beijinhos duplos.