Seguidores

Os Nossos Guardiões

sábado, 20 de julho de 2013

O CRITICISMO

Imagem neste site: Clique Fácil


Por onde quer que vamos, existe todo o tipo de gostos e também de pessoas, e o facto de as pessoas não aceitarem nem respeitarem o seu semelhante, leva a um conceito: O Criticismo.

Ou será o criticismo um preconceito, em vez de um conceito?

Na minha opinião, o criticismo é nada mais, nada menos, um preconceito que foi inventado por pessoas um tanto ou quanto “verdes”. Neste caso, a cor verde para qualificar este tipo de pessoas, não é uma cor bonita e nem positiva, representa o verde da imaturidade, o verde da inveja, dos ciúmes, etc. Pois é, a cor verde também tem um lado negativo, tal como todas as outras cores: vermelho – raiva, preto – odio, azul – melancolia, amarelo – frustração, rosa – desilusão, etc.

Os críticos são verdes! Observem um crítico. Vejam como ele fala, acerca do que fala e vejam qual é o motivo daquela crítica, daquele apontar de dedo intimidador. Sim, porque eles apontam o dedo julgando tudo e todos.

Os críticos são pessoas sem capacidades criativas, mal-humoradas, rabugentas que avistam o mundo com lentes cinzentas, procurando defeitos nas pessoas, nos trabalhos que elas desempenham e também no seu aspecto físico, etc., ridicularizando-as de toda a maneira e feitio. Isto é triste. Eles são uns tristes, uns frustrados. Não conseguiram realizar os seus sonhos, por falta de determinação e de empenho. Baseiam-se então em teorias, às vezes inventadas provenientes da sua mente pequena e limitada, porque não passam de desilusões suas. Veem maldade em tudo. Cobiçam o que pertence aos outros, porque não sabem criar. Não têm imaginação e não têm originalidade. Acabam por desenvolver preconceitos em relação a outras pessoas, porque lhes falta a coragem, a determinação e a imaginação para criarem o que quer que seja. Ninguém os atura! Ninguém tem paciência para eles, devido ao seu ego inflado e prepotência! Muitas vezes, nem sabem realmente do que estão a falar. Estas pessoas tornam-se controladoras, autoritárias. Querem tudo à sua maneira.

No entanto, existem dois tipos de críticos: os destrutivos e os construtivos. Os críticos construtivos, são pessoas progressistas porque quando criticam é para ajudarem o próximo, na tentativa de o ajudar a melhorar. A pessoa aí, torna-se mais determinada, imaginativa e desenvolve a sua criatividade, porque esta está a ser bem estimulada. Este tipo de crítica é bom. A pessoa torna-se mais profunda e amadurece com a ajuda do crítico construtivo, que é visto como um professor, e torna-se numa pessoa aceite e respeitada.

Esta é a minha opinião acerca do criticismo e dos críticos. Não pretendo julgar ninguém, nem magoar, ou ferir seus sentimentos. Convido a todos a pensarem muito bem antes de fazerem toda e qualquer crítica. Analisem. Reflictam antes de falar. Pensem se vale realmente a pena fazer aquela crítica, se existirá muito concretamente um motivo válido e se não estarão apenas a desenvolver um forte sentimento de inveja, de destruição, ou de despeito.

Exponham a vossa opinião somente se esta for solicitada e se tiverem conhecimento prático, acerca do assunto. Uma opinião manifestada sem solicitação, pode prejudicar a outra pessoa e magoá-la profundamente.
Seja gentil, amável, flexível e ganhará longevidade, boa disposição e mais amizades. Nós somos seres magnéticos e ao vibrarmos energia, atraímos mais energia. Nós atraímos o que sentimos, o que pensamos e o que somos. Semelhante atrai semelhante, não se esqueça. Portanto, vive e deixe viver. Seja feliz!  

Cris Henriques

2 comentários:

  1. Boa tarde

    As maiores felicidades para este novo projecto

    Fique feliz

    ResponderEliminar
  2. Olá querida amiga Cris e Idália.
    Primeiramente parabéns pelo novo projeto, o blog esta lindo e energias maravilhosas.
    Gostei muito do post, belos conselhos.
    Como não sabemos o que se passa realmente no coração do outro devemos cuidar com nossas palavras, mesmo quando fazer uma critica construtiva.
    Um lindo domingo.
    Beijinhos duplos.

    ResponderEliminar

Se gosta do conteúdo do nosso blog, sinta-se à vontade para deixar o seu comentário.

Obrigada.

Abraços de Luz,

Espaço Consciência Pura

Administradoras: Idália Henriques e Cris Henriques :)

ShareThis