Seguidores

Os Nossos Guardiões

terça-feira, 19 de novembro de 2013

NÃO VIM DESTRUIR A LEI - 6ª PARTE - INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS - A NOVA ERA

Espaço Consciência Pura, http://espacoconscienciapura.blogspot.com/, O Evangelho Segundo O Espiritismo - Allan Kardec, Espiritismo, Deus, Cristo, Moisés, Instruções dos Espíritos, A Nova Era
Imagem da Microsoft editada por Cris Henriques



9. Deus é único e Moisés é o Espírito que Ele enviou em missão para torná-lo conhecido não só dos hebreus, como também dos povos pagãos. O povo hebreu foi o instrumento de que se serviu Deus para se revelar por Moisés e pelos profetas, e as vicissitudes por que passou esse povo destinavam- se a chamar a atenção geral e a fazer cair o véu que ocultava aos homens a divindade.
Os mandamentos de Deus, dados por intermédio de Moisés, contêm o gérmen da mais ampla moral cristã. Os comentários da Bíblia, porém, restringiam-lhe o sentido, porque, praticada em toda a sua pureza, não na teriam então compreendido. Mas, nem por isso os dez mandamentos de Deus deixavam de ser um como frontispício brilhante, qual farol destinado a clarear a estrada que a Humanidade tinha de percorrer.
A moral que Moisés ensinou era apropriada ao estado de adiantamento em que se encontravam os povos que ela se propunha regenerar, e esses povos, semi-selvagens quanto ao aperfeiçoamento da alma, não teriam compreendido que se pudesse adorar a Deus de outro modo que não por meio de holocaustos, nem que se devesse perdoar a um inimigo. Notável do ponto de vista da matéria e mesmo do das artes e das ciências, a inteligência deles muito atrasada se achava em moralidade e não se houvera convertido sob o império de uma religião inteiramente espiritual. Era-lhes necessária uma representação semimaterial, qual a que apresentava então a religião hebraica. Os holocaustos lhes falavam aos sentidos, do mesmo passo que a ideia de Deus lhes falava ao espírito.
O Cristo foi o iniciador da mais pura, da mais sublime moral, da moral evangélico-cristã, que há-de renovar o mundo, aproximar os homens e torná-los irmãos; que há-de fazer brotar de todos os corações a caridade e o amor do próximo e estabelecer entre os humanos uma solidariedade comum; de uma moral, enfim, que há-de transformar a Terra, tornando-a morada de Espíritos superiores aos que hoje a habitam. É a lei do progresso, a que a Natureza está submetida, que se cumpre, e o Espiritismo é a alavanca de que Deus se utiliza para fazer que a Humanidade avance.
São chegados os tempos em que se hão-de desenvolver as ideias, para que se realizem os progressos que estão nos desígnios de Deus. Têm elas de seguir a mesma rota que percorreram as ideias de liberdade, suas precursoras. Não se acredite, porém, que esse desenvolvimento se efectue sem lutas. Não; aquelas ideias precisam, para atingirem a maturidade, de abalos e discussões, a fim de que atraiam a atenção das massas. Uma vez isso conseguido, a beleza e a santidade da moral tocarão os espíritos, que então abraçarão uma ciência que lhes dá a chave da vida futura e descerra as portas da felicidade eterna. Moisés abriu o caminho; Jesus continuou a obra; o Espiritismo a concluirá. – Um Espírito israelita. (Mulhouse, 1861.)

NÃO VIM DESTRUIR A LEI - 5ª PARTE - AS TRÊS REVELAÇÕES - ALIANÇA DA CIÊNCIA E DA RELIGIÃO

Espaço Consciência Pura, http://espacoconscienciapura.blogspot.com/, O Evangelho Segundo O Espiritismo - Allan Kardec, Espiritismo
Imagem da Microsoft editada por Cris Henriques



8. A Ciência e a Religião são as duas alavancas da inteligência humana: uma revela as leis do mundo material e a outra as do mundo moral. Tendo, no entanto, essas leis o mesmo princípio, que é Deus, não podem contradizer-se. Se fossem a negação uma da outra, uma necessariamente estaria em erro e a outra com a verdade, porquanto Deus não pode pretender a destruição de sua própria obra. A incompatibilidade que se julgou existir entre essas duas ordens de ideias provém apenas de uma observação defeituosa e de excesso de exclusivismo, de um lado e de outro. Daí um conflito que deu origem à incredulidade e à intolerância.

domingo, 17 de novembro de 2013

NÃO VIM DESTRUIR A LEI - 4ª PARTE - AS TRÊS REVELAÇÕES - ESPIRITISMO

Espaço Consciência Pura, http://espacoconscienciapura.blogspot.com/, Espiritismo, O Evangelho Segundo O Espiritismo - Allan Kardec
Imagem da Microsoft editada por Cris Henriques








5. O Espiritismo é a ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo corpóreo. Ele no-lo mostra, não mais como coisa sobrenatural, porém, ao contrário, como uma das forças vivas e sem cessar actuantes da Natureza, como a fonte de uma imensidade de fenómenos até hoje incompreendidos e, por isso, relegados para o domínio do fantástico e do maravilhoso. É a essas relações que o Cristo alude em muitas circunstâncias e daí vem que muito do que ele disse permaneceu ininteligível ou falsamente interpretado. O Espiritismo é a chave com o auxílio da qual tudo se explica de modo fácil.

NÃO VIM DESTRUIR A LEI - 3ª PARTE - AS TRÊS REVELAÇÕES - CRISTO

Espaço Consciência Pura, http://espacoconscienciapura.blogspot.com/, Espiritismo, O Evangelho Segundo O Espiritismo - Allan Kardec
Imagem da Microsoft editada por Cris Henriques



3. Jesus não veio destruir a lei, isto é, a lei de Deus; veio cumpri-la, isto é, desenvolvê-la, dar-lhe o verdadeiro sentido e adaptá-la ao grau de adiantamento dos homens. Por isso, é que se nos depara, nessa lei, o princípio dos deveres para com Deus e para com o próximo, base da sua doutrina. Quanto às leis de Moisés, propriamente ditas, ele, ao contrário, as modificou profundamente, quer na substância, quer na forma. Combatendo constantemente o abuso das práticas exteriores e as falsas interpretações, por mais radical reforma não podia fazê-las passar, do que as reduzindo a esta única prescrição: “Amar a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a si mesmo”, e acrescentando: aí estão a lei toda e os profetas.
Por estas palavras: “O céu e a Terra não passarão sem que tudo esteja cumprido até o último iota”, quis dizer Jesus ser necessário que a lei de Deus tivesse cumprimento integral, isto é, fosse praticada na Terra inteira, em toda a sua pureza, com todas as suas ampliações e consequências. Efectivamente, de que serviria haver sido promulgada aquela lei, se ela devesse constituir privilégio de alguns homens, ou, sequer, de um único povo? Sendo filhos de Deus todos os homens, todos, sem distinção nenhuma, são objecto da mesma solicitude.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

NÃO VIM DESTRUIR A LEI - 2ª PARTE - AS TRÊS REVELAÇÕES - MOISÉS

Espaço Consiência Pura, http://espacoconscienciapura.blogspot.com/, Espiritismo, O Evangelho Segundo O Espiritismo - Allan Kardec
Imagem da Microsoft com edição de Cris Henriques



2. Na lei moisaica, há duas partes distintas: a lei de Deus, promulgada no monte Sinai, e a lei civil ou disciplinar, decretada por Moisés. Uma é invariável; a outra, apropriada aos costumes e ao carácter do povo, se modifica com o tempo.

A lei de Deus está formulada nos dez mandamentos seguintes:

I. Eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tirei do Egipto, da casa da servidão. Não tereis, diante de mim, outros deuses estrangeiros. – Não fareis imagem esculpida, nem figura alguma do que está em cima do céu, nem embaixo na Terra, nem do que quer que esteja nas águas sob a terra. Não os adorareis e não lhes prestareis culto soberano.*

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

NÃO VIM DESTRUIR A LEI - 1ª Parte

Espaço Consciência Pura, http://espacoconscienciapura.blogspot.com/, O Evangelho Segundo O Espiritismo - Allan Kardec, Espiritismo
Imagem do Microsoft Office - Editada por: Cris Henriques




1. Não penseis que eu tenha vindo destruir a lei ou os profetas: não os vim destruir, mas cumpri-los: – porquanto, em verdade vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se acha na lei esteja perfeitamente cumprido, enquanto reste um único iota e um único ponto. (S. MATEUS, 5:17 e 18.)


 Livro: O Evangelho Segundo O Espiritismo
Autor: Allan Kardec

terça-feira, 12 de novembro de 2013

ANTE A LIÇÃO

http://espacoconscienciapura.blogspot.com/, Espaço Consciência Pura, Ante A Lição, Livro: Fonte Viva - Chico Xavier/Emmanuel
Imagem: Cris Henriques



"Considera o que te digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo."

Paulo (II Timóteo, 2:7)



Ante a exposição da verdade, não te esquives à meditação sobre as luzes que recebes.

Quem fita o céu, de relance, sem contemplá-lo, não enxerga as estrelas; e quem ouve uma sinfonia, sem abrir-lhe a acústica da alma, não lhe percebe as notas divinas.

ShareThis